Pesquisa revela otimismo entre empresários do setor de alimentação fora do lar; maioria espera faturar até 20% mais do que no ano passado
O levantamento também mostra que, em relação a um domingo comum, 57% dos empresários preveem um aumento de até 20% nas vendas.
"O Dia dos Pais não é uma data tão potente quanto o Dia dos Namorados e o Dia das Mães, mas ainda assim traz uma contribuição importante para o faturamento. No ano passado tivemos um bom segundo semestre, espero que o setor possa retomar esse bom momento, pois estamos precisando", afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel.
Situação financeira do setor
Apesar da expectativa de aumento nas vendas, a pesquisa da Abrasel revela que 60% das empresas operaram sem fazer lucro em junho. Desse total, 36% dos estabelecimentos estão operando em equilíbrio, enquanto 24% registraram prejuízo. Além disso, 40% das empresas possuem dívidas em atraso, refletindo os desafios enfrentados pelo setor.
Entre as empresas endividadas, 73% devem impostos federais, 47% devem impostos estaduais, 36% têm empréstimos bancários em atraso, 29% têm débitos com serviços públicos como água, luz, gás e telefone.
Além disso, 29% devem encargos trabalhistas e previdenciários, 27% estão em atraso com taxas municipais, 22% devem a fornecedores de insumos como alimentos e bebidas, 20% têm débitos de aluguel, 11% devem a fornecedores de equipamentos e serviços, e 6% estão em atraso com pagamentos a empregados.
Para enfrentar essas dificuldades, Solmucci enfatiza a importância das empresas aderirem ao Perse, programa que oferece benefícios fiscais aos negócios do setor.
Ele reforça que, mesmo aqueles com restrições devido a dívidas em atraso, devem realizar o processo de adesão até o prazo final de 02 de agosto. Isso permitirá que os empreendedores possam discutir suas condições na justiça.
“É vital para todas as empresas, não só as que têm dívidas atrasada, solicitar o enquadramento no Perse até esta sexta-feira. As nossas seccionais e regionais estão mobilizadas para esclarecer dúvidas e dar apoio para que todos façam a adesão e, assim, se qualifiquem para o acesso ao Perse. Mesmo quem tiver o pedido negado deve registrar isso e nos procurar”, ressalta.